Qual o risco do uso excessivo de celulares para adolescentes

10/03/2020

A rápida evolução da tecnologia nas últimas décadas transformou a vida de grande parcela da população mundial. Os avanços transformaram diversas dinâmicas da sociedade. Entre elas a forma como nos comunicamos e nos relacionamos.

Os dispositivos móveis estão tão introduzidos à nossa rotina que temos a impressão de que eles sempre estiveram conosco. No entanto, faz apenas 11 anos que o primeiro Iphone foi lançado.

Por mais que possamos contar com manuais de instrução e tutoriais para aprendermos a manuseá-los, de um ponto de vista de comportamento social, ainda estamos tentando entender como lidar com esses aparelhos que parecem uma extensão das nossas mãos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Explico. Dispositivos móveis, como celulares e tablets proporcionam diferentes benefícios, como tornar a comunicação mais rápida e otimizada, automatizar tarefas da vida prática, como pagar contas, fazer compras e até facilitar o aprendizado. No entanto, é importante ressaltar que esses dispositivos não são isentos de riscos, sendo as crianças e os adolescentes as maiores vítimas, devido à imaturidade física e emocional.

Uso do celular em excesso: consequências emocionais

Estudos mostram que adolescentes menores de 13 anos têm maior susceptibilidade à desenvolverem dependência aos smartphones, devido à sua imaturidade cerebral, mas qualquer indivíduo pode se tornar um viciado em celulares.

Os problemas psíquicos mais comumente encontrados naqueles que abusam dos celulares são depressão, ansiedade e impulsividade. Isso sem falar na diminuição da capacidade social, uma vez que os relacionamentos pessoais são sobretudo virtuais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso não é a toa, celulares e dispositivos móveis abrem ao seu usuário uma porta para o mundo, em um local sem a proteção parental, trazendo informações, contatos e comportamentos nem sempre adequados para a idade e maturidade de seu portador.

As relações familiares e o importante papel do diálogo familiar também podem ser afetados. Mudança de comportamento dos adolescentes, isolamento social, agressividade e piora do rendimento escolar podem ser indicativos de problemas e merecem atenção especial.

Uso do celular em excesso: consequências físicas

Os problemas ortopédicos estão relacionados, principalmente, com a má postura dos usuários. Consequentes à projeção do pescoço para a frente e para baixo, podem surgir as dores de cabeça, nos braços, no pescoço e as contraturas dos músculos dorsais.